Marcadores:

0 TEATRO

photo


Arte que Transforma e Faz Sorrir


 Alan Nascimento
          Desde os tempos antigos, especificamente na Grécia Antiga, no séc. IV a.C. se deu inicio a existência do Teatro. Isso, em decorrência das festividades anuais em consagração a Dionísio o Deus do vinho e da alegria. Aqui no Brasil, o teatro passou a existir devido ao empenho dos Jesuítas em catequizar os índios para o catolicismo.
            Proporcionar alegria e entusiasmo, é o grande objetivo do teatro, seja de forma humorística, ou dramática, não deixa de prender a atenção da platéia. De forma harmônica e comunicativa, os atores e atrizes de teatro conseguem com a maior facilidade e talento fazer o público alvo sorrir.
            O teatro na verdade é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam nessa extensão. Tudo acontece de forma mágica e inexplicável, não dá para calcular a dimensão de tais envolvimentos com o palco, atores, jogo de luzes, músicas, sons, ruídos e fantasias que nos envolve, fixando a nossa atenção e nos provocando a mais densa vontade de sorrir e se alegrar com o espetáculo.
            Comparando o teatro de hoje, com o de antigamente, posso dizer que houve um grande avanço.  O teatro em outras épocas era construído em áreas de terras batidas, com degraus em semicírculos para abrir a platéia. O palco era formado de tábuas, sobre uma armação de alvenaria, o cenário é fixo com três portas: a do palácio no centro; a que leva a cidade, à direita, e a que vai para o campo, à esquerda.
             Nos dias de hoje é bem melhor e bem mais aconchegante, os teatros são altamente luxuosos, com ambiente climatizado, poltronas confortáveis, exemplo disto, é os grandes patrimônios culturais do Estado de Alagoas; Teatro Deodoro, Teatro Linda Mascarenhas, Teatro Gustavo Leite e outros.
             Falar sobre o teatro sem ao menos retratar a sua importância como mídia alternativa, não tem sentido algum. Um dos objetivos do teatro é trazer a tona, de forma sutil e desmascarada, as verdades embutidas para que sejam reveladas.
            O Teatro de Rua tem a finalidade de levar conhecimento, e despertar os jovens, e comunidades carentes, sobre a realidade da corrupção política do país; bem como revelar talentos na periferia, como: atores e atrizes tirando-os da ociosidade e da marginalidade, tornando-os futuros artistas e cidadãos de bem.
            Sendo assim, fazer propagandas, levar mensagens, seja de forma crítica, humorística ou dramática, o importante mesmo é fazer com que cada indivíduo tenha uma nova visão de mundo, da realidade e de perspectivas para o futuro, multiplicando a circulação da informação.

0 comentários:

Postar um comentário

Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog Uêba - Os Melhores Links Central Blogs