Marcadores:

0 O lixo na rota do Brasil






É muito natural por incrível que pareça cenas em que o Brasil torna-se-à um depósito de lixo de outros países. Na sexta -feira dia 02, a Receita Federal divulgou a apreensão de 40 toneladas de resíduos vindos do Canadá, no porto de Itajaí, em Santa Catarina. A carga distribuída em dois contêineres, foi encontrada durante uma inspeção por agentes que identificaram que o material não se tratava de polietileno( plástico comum) e sim de lixo doméstico. 


Segundo o instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a carga estava contaminada por larvas, insetos e resíduos líquidos o que impossibilita a reciclagem do material. Essa é a segunda vez, em menos de 6 meses, que resíduos internacionais chegam ao porto. Em setembro passado, agentes da receita Federal detectaram mercadoria indevida vinda da Espanha.

Em nota, a Receita Federal afirmou que, "em consonância com os demais órgãos anuentes, tomará as providências necessárias para a devolução da carga ao país de origem, sem prejuízo das demais penalidades cabíveis." Segundo Marcelo Roland Zovico, advogado e professor de gestão ambiental, o Brasil se tornou rota do lixo internacional não por falta da lei, mas pela ausência de fiscalização. 

Esperamos que as autoridades se preocupem mais e observem o risco que é uma carga dessa com poder de contaminação terrível  podendo  prejudicar a população



0 comentários:

Postar um comentário

Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog Uêba - Os Melhores Links Central Blogs